terça-feira, 9 de outubro de 2012

Píppi Meialonga


Obra: Píppi Meialonga
Autora: Astrid Lindgreen

Aluna: Marina Krause Eskelsen

          Esta incrível obra é muito mais que um clássico infantil. Divertido, bem humorado, tem ótimas ilustrações, 141 páginas e textos que prendem o leitor do inicio ao fim, esta obra de Astrid Lindgreen vai ficar em sua memória para sempre.
          “Tom berrava de terror. Sentiu os dentes afiados do tubarão roçarem sua perna.Nesse exato instante, porém, Píppi agarrou aquele animal sanguinário com as duas mãos e o levantou para fora da água.
          - Será que você não tem a menor educação? – perguntou ela. O tubarão olhou para os lados, surpreso e muito sem graça. Não conseguia respirar direito estando fora d água.
          - Você vai me prometer que nunca mais vai fazer isso. Se prometer, deixo você ir embora – disse Píppi, muito séria.
          Em seguida, arremessou o tubarão para longe com toda força. O animal se afastou depressa dali, pois tinha acabado de resolver que ia dar uma volta no Oceano Atlântico" (trecho do livro).
          Píppi nos mares do sul é um dos volumes da série Píppi Meialonga, traduzido do sueco por Maria de Macedo e editado em 2005 pela Companhia das Letrinhas. Neste livro é contada a história de Píppi, uma menina de tranças ruivas espetadas e rosto sardento e que mora sozinha num casarão chamado Vila Vilekula, com seu cavalo que mora na varanda e seu esperto macaquinho, S.r Nílson, e de seus dois amigos, Tom e Aninha que são irmãos.
          Neste volume, Píppi convida Tom e Aninha para viajar de barco até a ilha de Currecurredutina, onde encontra seu pai, que a tempos caiu do navio em uma tempestade e acabou  chegando ali e virado o rei. Lá as crianças brincam de bola-de-gude com pérolas e Píppi é a princesa.
          No final do livro, eles acabam voltando para suas casas e ficam felizes que sempre poderão brincar com Píppi.
          Este livro é especial porque retrata a criança interior de cada um, porque a Píppi faz coisas impossíveis, é extrovertida e muito forte. Numa parte do livro, um homem está maltratando um cavalo, então Píppi xinga o homem e quando o homem debocha dela, ela o pega pela cintura e o atira 6 vezes para cima.
          Acho que todos deviam lê-lo, tanto as crianças como os adultos, porque é extremamente divertido e simplesmente fantástico.
          Há uma parte do livro em que Píppi leva uma moeda de ouro em uma loja de doces e compra um monte de doces e distribui em cima de seu cavalo a todas as crianças.
          Píppi nos mares do sul é o tipo de livro que deve ser lido muitas e muitas vezes, porque é um livro sem idade apropriada.

2 comentários: