quarta-feira, 17 de outubro de 2012

As Aventuras de Beto e Fê: O Cofre de Três Segredos


Obra: As Aventuras de Beto e Fê - O Cofre de Três Segredos
Autora: Léia Cassol

Aluna: Keyla Galgaro




A obra de Léia Cassol foi ilustrada por Carla Pilla; a editora é a Cassol, 1° edição de 2010, cento e cinquenta e nove páginas, coleção Beto e Fê: As Aventuras de Beto e Fê, O Cofre de Três Segredos.
          No feriado, Beto conheceu Fê, que tinha se mudado fazia pouco tempo. Os dois adoravam aventuras; Antônio, melhor amigo de Beto, também gostava.
          Certo dia, Beto, Fernanda e Antônio estavam conversando junto a um chafariz. Enquanto Fê aguardava os meninos irem buscar um lanche, avistou algo que chamou sua atenção. De longe parecia uma construção obscura e tenebrosa, aproximando-se da mesma, teve a impressão de ver um vulto; com medo, saiu em disparada. Nisso ela tropeça e bate a cabeça, vindo a desmaiar. Antônio, quando volta, vê Fê e a leva para um sótão. Beto viu que na direção que Fê estava olhando encontrava-se a Casa de Pompas Fúnebres. Beto é surpreendido por um menino que lhe entrega um bilhete, ele lê em voz alta:
          - Sexto caixão à esquerda!
          Então se lembra da funerária, que Fê não conhecia, e vai até lá, encontra o caixão, que não tinha fundo e dava para um sótão. Ele viu Fê desmaiada, vê o cofre e as chaves, percebe que faltava uma delas. Então Fê acorda, e vai junto com Beto à procura da última chave. No lugar da chave encontra uma moeda que abre um portal. Os três entram no portal e vão parar no tempo dos Farroupilhas; lá, encontram a chave e retornam.
          Quando abrem o cofre, percebem que não é um cofre, mas sim um armário com gavetas vazias. Em seguida o avô de Beto vem até eles e fala:
       -“O único cofre que eu conheço está lá em Guaíba, na casa que era de Gomes Jardim. Dizem que era de D. Pedro I para Bento Gonçalves”. 
           Beto, Fernanda e Antônio não estavam acreditando naquilo tudo por nada. Então a última pergunta que o avô de Beto fez, foi:
        - A propósito, alguém viu a Roda do Tempo?
         
Esse livro se destaca porque fala sobre o Rio Grande do Sul e suas cidades, o tempo dos Farroupilhas e o cofre do D. Pedro I.
           Tanto adultos como as crianças irão adorar ler esse livro, que fala sobre três crianças e suas aventuras.

                          Sobre a autora
           “Léia Cassol nasceu no Paraná em 1974, mas mora em Porto Alegre há quase 20 anos. Com o tempo foi além... passou a escrever. É contadora de histórias e escritora. Sua paixão são as lendas, os causos e as histórias do Rio Grande do Sul”!

Um comentário:

  1. Esse resumo esta errado pois o avo ao era de beto e sim de fernada e quem desmaiou fe foi carlos para poder roubar o cofre dos farrapos

    ResponderExcluir